Portos de Aveiro e Figueira da Foz participam no WindEurope.

2023-06-21 18:03

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito da recente adesão à Plataforma dos Portos da WindEurope, associação que promove o uso da energia eólica na Europa, os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz participaram, no passado dia 19 de junho, numa reunião de trabalho promovido por aquela organização.

No evento estiveram presentes vários portos europeus, líderes em energias renováveis eólicas, nomeadamente o Porto de Port-la Nouvelle (França), o Porto de Amesterdão (Países Baixos), o Porto de Cork (Irlanda), o Porto Odense e de Grenaa (Dinamarca), o Porto de Den Helder e os Portos Marítimos de Groningen (Países Baixos).

Na reunião analisaram-se os principais desafios do setor, com particular destaque para a definição dos leilões de energia eólica offshore, bem como o desenvolvimento dos portos como infraestruturas de suporte à implementação destes projetos.

Seguiu-se uma visita ao Porto de Esbjerg incluindo passagem por locais dedicados a pré-instalação, atividades de operação e manutenção, testes e ensaios de turbinas, bem como ao armazenamento de componentes (naceles de turbinas eólicas).