Palheta arranca com pré-programação nas praias.

2024-02-23 11:13

Categoria: 

Concelho: 

Uma oficina de manipulação e um espetáculo itinerante antecipam o festival de marionetas em Ílhavo.

O Palheta, festival de Robertos e Marionetas acontece entre os dias 1 e 3 de março, na Gafanha da Nazaré, mas o último fim de semana de fevereiro vai apresentar as primeiras atividades.

Já este fim-de-semana, o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, que organiza o evento, leva o teatro de marionetas às praias da Barra e da Costa Nova, através do espetáculo “A Viagem”, da companhia Mãozorra, que leva os participantes numa viagem real, sem texto, que mistura o teatro visual e o de marionetas.

Inspirado nos encontros e desencontros que a vida impõe e pressupõe, o espetáculo conta uma parte da vida da personagem de Raul que transporta o público ao seu próprio nascimento e à descoberta do mundo ao seu redor.

Esta “viagem” destina-se a família (é aconselhável a maiores de 6 anos) é gratuita, dura 20 minutos, tem lotação limitada e acontece em seis sessões em cada um dos dias, às 11:00, 11h30, 12h00, 15h00, 15h30, 16h00 deste sábado, no Largo do Farol, na Praia da Barra, e nos mesmos horários, no domingo, dia 25, na Calçada Arrais Ançã, na Costa Nova.

Ainda no sábado, entre as 9:00 e as 13:00, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe a oficina de manipulação de marionetas “Primeira Mão”, orientada por Rui Queiroz de Matos.

O Festival Palheta, no fim-de-semana seguinte, conta com seis espetáculos (duas estreias nacionais e uma estreia absoluta), uma oficina e sessões de Teatro de Dom Roberto, num programa destinado a todas as pessoas, com foco nas famílias.

Evento entre os dias 1 e 3 de março, na Gafanha da Nazaré, na 7ª edição inspirada no tema “viagens”.