“Palavra de Investigador” aborda impacto do voluntariado na vida dos seniores.

2024-01-26 09:38

Categoria: 

Concelho: 

O Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo, promove, este sábado, dia 27 de janeiro, às 10h30, mais uma edição da rubrica “Palavra de Investigador”.

Na agenda o impacto do voluntariado sénior em conversa dinamizada pela investigadora Mariana Paradinha (na foto), mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Pessoas mais velhas, provenientes de diversas associações do Município de Ílhavo, terão a oportunidade de partilhar testemunhos sobre o significativo impacto que o voluntariado desempenha nas suas vidas.

De acordo com a Eurocid, o voluntariado é fundamental para a força, resistência, solidariedade e coesão social da comunidade e é uma demonstração poderosa de como a solidariedade posta em prática pode construir um mundo melhor para todos e onde todos podem contribuir com o seu tempo, conhecimento e energia para a paz, o bem-estar e o desenvolvimento.

Contudo, em comparação com os restantes países da Europa, Portugal tem uma das piores taxas de voluntariado. Com 6% de participação, ocupa o 26.º lugar dos 28.

Apaixonada pela área do envelhecimento, Mariana Paradinha analisou, na sua investigação, as características e o impacto do voluntariado sénior na área da saúde, com ênfase na satisfação com a vida e bem-estar psicológico, bem como na qualidade de vida, além do relacionamento com um envelhecimento ativo e saudável.