Observatório do Turismo do Centro de Portugal integra Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável das Nações Unidas.

2023-11-21 13:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) passa a integrar a Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável das Nações Unidas (INSTO).

O OTSCP é uma iniciativa da Turismo Centro de Portugal, com o objetivo de monitorizar e avaliar de maneira precisa a atividade turística na região.

Criada pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, a INSTO apoia a monitorização e avaliação do turismo sustentável em destinos ao redor do mundo.

A cerimónia oficial de integração ocorreu na reunião anual da INSTO, que tem lugar entre hoje e amanhã, na sede da instituição, em Madrid.

Além do Observatório da região Centro de Portugal, a INSTO deu também as boas-vindas a observatórios congéneres da Irlanda, Japão, Colômbia, México e Filipinas.

O OTSCP foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria, e conta também com o apoio do Turismo de Portugal.

O Conselho Técnico-Científico do Observatório inclui 30 investigadores de instituições de Ensino Superior do Centro de Portugal, enquanto o Conselho Consultivo Empresarial é composto por alguns dos principais empresários e instituições representativas da atividade turística na região.Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, explicou a importância deste momento, numa intervenção durante a cerimónia.

“A admissão do Observatório de Turismo Sustentável do Centro de Portugal na INSTO é mais um passo importante na promoção do turismo sustentável na região. O turismo contribui de forma decisiva para o desenvolvimento integrado e coeso de toda esta região mas, para tal, é essencial que se possam tomar decisões com base em dados e indicadores rigorosos”, destacou Raul Almeida.

“É cada vez maior a necessidade de monitorizar a atividade turística, com base em indicadores fiáveis e abrangentes. Nesta perspetiva, o Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal desempenha um papel imprescindível no apoio ao processo de tomada de decisão de todos os empresários e decisores públicos do Centro de Portugal”, acrescentou.

O coordenador do OTSCP apresentou a estrutura do Observatório e detalhou as principais atividades já desenvolvidas e em curso.

Sublinhando a importância de "medir para gerir" e de “aumentar a consciencialização e o envolvimento das partes interessadas”, Francisco Dias explicou que o OTSCP visa dar resposta a dificuldades sentidas pelos empresários e pelos decisores regionais.

"Falta informação desagregada sobre receitas, custos e rendimentos líquidos por tipo de alojamento e por sub-região" e "as oito sub-regiões têm um portefólio muito diferente entre si e muito diversificado de produtos turísticos de nicho", exemplificou.

"Os dados estatísticos genéricos centram-se em indicadores de alojamento, os quais, além de insuficientes, podem até ser falaciosos", salientou também, concluindo que "falta uma monitorização contínua dos impactos económicos, ambientais e socioculturais do turismo".