Nuno Zamaro e Município de Ílhavo fazem balanço positivo ao Congresso de Mobilidade Escolar Sustentável.

2023-10-31 11:45

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O congresso internacional de mobilidade escolar sustentável deixou indicadores positivos para o futuro da mobilidade no país e colocou a Gafanha da Nazaré no papel de exemplo do que pode ser o esforço para cativar mais escolas para o recurso aos meios suaves.

Presente no evento, o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana considerou o agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré exemplar na mobilidade sustentável e ponto de referência para inspirar novos hábitos nas escolas e nas famílias.

Jorge Delgado visitou o parque e oficinas da escola secundária.

Nuno Zamaro, promotor do congresso, realça o interesse das autarquias nacionais no evento.

Cerca de 40 estriveram na Gafanha da Nazaré mas o especialista em mobilidade escolar quer mais (com áudio)

Evento de dois dias na Fábrica da Ideias da Gafanha da Nazaré sob o mote “Da escola para a comunidade, da comunidade para a escola”.

Mariana Ramos, vereadora da autarquia de Ílhavo, lembra que as questões da mobilidade se relacionam com os objetivos do desenvolvimento sustentável.

Acentua que é preciso estudar a perda de influência da bicicleta e encontrar formas de estimular o uso.

Algo que depende de várias áreas de intervenção e que interliga diferentes pastas (com áudio) 

O Vice-Presidente da Câmara de Ílhavo acredita que o congresso vai ajudar a fundamentar a tomada de decisão no campo da mobilidade.

João Diogo Semedo afirma que o congresso “é um investimento do município, em resultado de um desafio mútuo com a Nuno Zamaro Mobility, que resultou num programa consistente, pela sua qualidade e diversidade do conteúdo das apresentações e debates a que pudemos assistir”.

O autarca espera resultados nas ações futuras e anuncia a manutenção do evento.

“Numa perspetiva da educação, que consigamos identificar e eliminar bloqueios, para dar mais condições de segurança, para que os pais permitam os filhos andar a pé e de bicicleta, e, dessa forma, no futuro, haver pessoas mais independentes e com mais destreza. Se todos aqui estamos é porque queremos fazer melhor e errar menos. Muito satisfeito com o balanço. Estão reunidas as condições para que se repita nos próximos anos.”

Ílhavo tem em fase de diagnóstico o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município.

Este plano tem seis objetivos fundamentais: promover a utilização de transporte público; aumentar o número de viagens a pé; continuar a expansão da rede ciclável; fomentar a utilização do espaço público urbano; reduzir a velocidade nos arruamentos residenciais; reduzir a pressão automóvel nas zonas balneares. 

 

Notícia atualizada esta terça às 11h30