'Novos Públicos Maiores de 23 Anos' cativa estudantes para a UA.

2016-06-22 16:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Um percurso "espinhoso" que ajudará a explicar a quebra no número de alunos que nos últimos anos deram entrada na Universidade de Aveiro (UA) ao abrigo do programa 'Novos Públicos Maiores de 23 Anos' que, ontem, celebrou o 10.º aniversário.

A Unidade Integrada de Formação Continuada (UINFOC), da Universidade de Aveiro, não esconde que este é um programa "relevante e exigente".

José Alberto Fonseca explica que há um trabalho de "integração e relação" com a Academia que os alunos são obrigados a cumprir e que "nem sempre é fácil corresponder". A ambição não está colocada apenas nos alunos que pretendem o ingresso na academia para o 1.º Ciclo "mas também naqueles que pretendem desenvolver estudos ao nível dos mestrados". (com áudio)

O concurso especial para novos públicos maiores de 23 anos (M23) é uma via de acesso ao Ensino Superior destinada a quem tenha completado 23 anos até 31 de Dezembro do ano que antecede a candidatura, e não possua o ensino secundário completo ou o tenha concluído através do Programa Novas Oportunidades. Podem ainda candidatar-se todos os maiores de 23 anos que sejam titulares de curso secundário (12.º ano completo) ou equivalente, concluído há mais de cinco anos, inclusive, e não sejam titulares de habilitação de acesso e ingresso ao ensino superior, nos termos aplicáveis ao regime geral de acesso ou outras vias especiais de ingresso.