Lugre Argus vai ser recuperado pela empresa Pascoal & Filhos e pela Câmara de Ílhavo. Protocolo assinado esta quinta-feira de manhã.

2021-05-26 14:39

Categoria: 

Concelho: 

Vai ser assinado amanhã, quinta-feira, entre a Câmara de Ílhavo e a empresa Pascoal & Filhos, um acordo de parceria para a recuperação do Lugre Argus.

É um momento considerado de “relevante interesse nacional” uma vez que a recuperação do Argus "significa recuperar um símbolo da história portuguesa da Pesca do Bacalhau, com predominância no que é a identidade patrimonial e histórica do Município de Ílhavo”.

Esse momento acontece de manhã, às 11h00, no Cais dos Bacalhoeiros (junto à empresa Pascoal & Filhos) na Gafanha da Nazaré.

O Argus, lugre com 57,54 metros, com motor e com quatro mastros de vela latina, foi construído em 1939, em Heusden, na Holanda. Juntamente com o Creoula e o Santa Maria Manuela, fez parte do famoso trio reconhecido como “cisnes brancos” da frota bacalhoeira portuguesa.

Ficou internacionalmente célebre por ser figura central do trabalho do Oficial de Marinha, escritor e repórter de temas marítimos para a National Geographic Magazine, Alan Villiers, que viajou no Argus em 1950, resultando no best seller 'A Campanha do Argus', um documentário com o mesmo nome e uma coleção de 82 fotografias que ofereceu ao Museu Marítimo de Ílhavo, em 1951.

O Argus fez a última campanha ao bacalhau em 1970, tendo sido adquirido em 1974 por uma empresa canadiana para navegar como embarcação turística nas Caraíbas sob o nome de "Polynesia II".

Em 2009 foi adquirido em hasta pública, em Aruba, pela empresa Pascoal & Filhos, recuperando o seu nome de batismo.