Jornadas de formação da Diocese dedicadas ao tema da eutanásia.

2017-02-03 12:30

Categoria: 

Concelho: 

O Clero da diocese de Aveiro esteve reunido ao longo de três dias para mais umas Jornadas de Formação, na Casa Diocesana, em Albergaria-a-Velha, com atenções centradas na eutanásia.

No primeiro dia do encontro, o padre Vasco Pinto Magalhães ofereceu um caminho de reflexão antropológica partindo da referência bíblica "Criados à imagem e semelhança de Deus", chegando a algumas questões básicas de Antropologia. Abordou as relações humanas.

Na segunda parte deste mesmo dia, o juiz Pedro Vaz Patto apresentou uma análise sociológica e legal das questões atuais, entre elas a ideologia de género, o conceito de família, a maternidade de substituição, a adopção e coadopção, entre outras.

No segundo dia de formação o padre Jorge Cunha, diretor da Faculdade de Teologia do Porto, abordou o "O inicio e o fim da vida: conceção; fecundação medicamente assistida...".

Neste âmbito, debruçou-se sobre temas como a ambiguidade da vida, a relação entre a vida e o vivente, a vida do embrião, o aborto, a procriação com ajuda médica, a ortotanásia, a eutanásia e a distanásia, sublinhando que “a eutanásia é imoral, mesmo que venha a ser permitida por lei”.

O tema da eutanásia continuou a ser abordado na tarde deste segundo dia por Luís Silva que procurou responder à questão “Porque é que legalizar a eutanásia é um erro?”.

A encerrar os trabalhos deste dia teve lugar no Seminário de Aveiro, e aberto à comunidade em geral, uma conferência com Isabel Galriça Neto sobre “Eutanásia: o não direito à vida”.

No terceiro e último dia, procurou-se elaborar uma “leitura pastoral da Exortação Apostólica 'A alegria do Amor' (Amoris laetitia) com o Padre Querubim José, da Diocese de Aveiro, seguida da apresentação de uma proposta para acompanhamento das famílias da diocese, pelo Padre Joaquim Rocha, o qual nos recordou da “exigência acrescida na ajuda ao discernimento das pessoas”, assim como a respetiva integração.

As Jornadas de formação do Clero de Aveiro culminaram com a celebração da Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, D. António Moiteiro, onde todos foram convidados a recordar a sua apresentação ao Senhor pela Ordenação Diaconal e Presbiteral.