Investigadores pedem vínculos estáveis em nome do futuro da ciência.

2023-07-05 09:34

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Investigadores assinalaram a chegada dos convidados ao “Ciência 2023”, na Universidade de Aveiro, com apelos à integração nos quadros.

Os vínculos precários mereceram referência na abertura dos trabalhos sob o tema “Ciência e Oceano para além do horizonte”.

Peritos e investigadores de diferentes áreas científicas vão estar em Aveiro num evento que vai chamar a atenção para os problemas e desafios do setor.

À porta da Reitoria houve protesto de investigadores que pedem vínculos para garantir estabilidade ao serviço da investigação.

Miguel Viegas deixou esse sinal na universidade de Aveiro onde exerce atividade (com áudio)

Do conjunto de mais de 180 oradores fazem parte nomes como Emanuel Gonçalves da Fundação Oceano Azul, Eva Calvo, do Institute of Marine Sciences, Spyros Kouvelis, do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável da Organização Europeia de Direito Público, Joana Xavier, do CIIMAR e Estrela Matilde, da Fundação Príncipe.

Pelo evento passam, ainda, as principais figuras de Estado.

No edifício da Reitoria, Auditório Renato Araújo, vão estar Ribau Esteves (Presidente da Câmara de Aveiro), Paulo Jorge Ferreira (Reitor da Universidade de Aveiro), Helena Vieira (Comissária do Encontro Ciência 2023), Rosalia Vargas (Presidente da Agência Nacional da Cultura Científica) e Madalena Alves (Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia).

Destaque para a intervenção convidada de Eva Calvo (Institute of Marine Sciences) e Joana Xavier (CIIMAR).

As intervenções finais pertencem a Diana Morant, Ministra da Ciência e da Inovação de Espanha e Elvira Fortunato (Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).

Logo depois da entrega de medalhas de mérito científico 2023, o Primeiro-Ministro António Costa fala no encerramento deste primeiro momento.

Na agenda do evento sabe-se que Marcelo Rebelo de Sousa estará em Aveiro na sexta-feira para o encerramento.