Ílhavo: Biblioteca Municipal conta históricas em língua gestual.

2024-01-17 07:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Tarde na Biblioteca Municipal de Ílhavo com atividades para crianças com dificuldades auditivas ou surdez.

“Vamos à BMI” surge em “caráter inclusivo”, dirigida a crianças ouvintes e surdas, e aberta à participação da comunidade, para além dos já habituais jardins de infância e escolas básicas.

Uma professora de língua gestual portuguesa vai estar ao lado da mediadora de leitura da biblioteca.

É uma parceria com o Agrupamento de Escolas de Ílhavo (agrupamento de referência para a educação bilingue de alunos surdos)

A atividade “Vamos à BMI” inclui uma visita guiada à biblioteca, que passa pelos diferentes espaços, de acesso livre e de acesso restrito, dando a conhecer o funcionamento e os serviços disponibilizados pela BMI.

Segue-se a “Hora do Conto”, momento dinamizado em espaço próprio e decorado a preceito, que permite que cada criança imagine e se envolva na viagem-descoberta, com “Estórias no Deserto”.

Por fim, realiza-se o ateliê de expressões, que explora a criatividade das crianças, “aliando o saber adquirido a uma maneira divertida, construtiva e singular de desenvolver outras aptidões com o desafio apresentado”.

A atividade visa suscitar na criança o fascínio pelo espaço da biblioteca, o interesse pelo livro e o gosto pela leitura em voz alta.