Ílhavo: Autarquia faz ponto de situação sobre abertura do ano escolar. Contratação de professores e transportes são os temas mais complexos.

2023-09-28 14:31

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Desde Outubro de 2021 a câmara de Ílhavo investiu 800 mil euros na manutenção de escolas para travar os sinais de desgaste do parque escolar.

Balanço feito esta manhã pelo Presidente e vice-presidente da Câmara de Ílhavo que visitaram obras na Escola Básica da Costa Nova do Prado.

Investimentos que levaram à melhoria de coberturas, revestimentos térmicos, espaços desportivos e estruturas hoteleiros (refeitórios, bares e cantinas).

Estes foram os grandes eixos de intervenção à medida que se preparam intervenções estruturais em três escolas (EB Fernando Martins, EB José Ferreira Pinto Basto e Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes).

O alargamento da comunidade escolar no Município de Ílhavo é, hoje, uma certeza.

Há mais alunos e mais docentes e cada vez mais nacionalidades.

Existem alunos de 19 nacionalidades no agrupamento da Gafanha da Encarnação, de 29 na Gafanha da Nazaré e 34 em Ílhavo.

O autarca de Ílhavo, João Campolargo, admite que esta é uma realidade que vai aumentar o grau de exigência (com áudio)

A nova maioria independente fez balanço a dois anos de mandato no setor da educação para explicar que o investimento nas escolas é contínuo.

João Campolargo passou o ensino em revista com números que fazem deste setor um dos mais desafiantes na descentralização de competências.

A autarquia perspetiva gastar 6 milhões de euros em refeições entre Outubro 2021 e 2026.

Quanto à oferta educativa admite estar a enfrentar dificuldades no recrutamento de professores para as atividades de enriquecimento curricular (com áudio).

Sensível é também o setor dos transportes.

O autarca de Ílhavo ouviu apelos à criação de uma nova linha, horários ajustados à abertura das escolas e reforço de meios.

Admitiu que nalguns casos, é possível que já no início da próxima semana existam pequenas correações nos horários.

Já quanto a criação de novas linhas pediu mais tempo para um concessionário que ainda está em fase de instalação (com áudio).