Gafanha da Nazaré: Congresso da mobilidade debate quebra no número de utilizadores da bicicleta.

2023-10-27 09:27

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A redução do número de utilizadores da bicicleta na região de Aveiro faz pensar e mobiliza as comunidades escolares para uma reflexão conjunta com agrupamentos e autarquias.

O tema esteve em destaque na abertura do primeiro congresso internacional de mobilidade escolar sustentável.

Evento de dois dias em curso na Fábrica da Ideias da Gafanha da Nazaré sob o mote “Da escola para a comunidade, da comunidade para a escola”.

O presidente da Câmara de Ílhavo revela que está em marcha o estudo da realidade atual para preceber o que constrange os utilizadores e os leva a guardar a bicicleta na garagem.

João Campolargo admite que é necessário repensar ligações entre freguesias e municípios e até os circuitos internos.

Um olhar sobre o trânsito que implica mudanças profundas.

O autarca revela que esta foi uma semana marcada pelo encontro com a GNR, Juntas de Freguesia e outros atores numa reflexão sobre o Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.

Campolargo diz que Ílhavo está na fase do diagnóstico (com áudio).

O Congresso contará com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, ao início da tarde e diversas entidades do setor, nomeadamente, a Direção Geral da Educação, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta.

Dois dias para apresentar bons exemplos de mobilidade sustentável.

Nuno Zamaro, promotor do evento, lembra que em 2022 apenas 82 municípios dos 308 assumiam projetos de mobilidade suave (com áudio)

“Tem que crescer a aposta nos Municípios”, disse o empresário que vinca a aposta no desenvolvimento de projetos no pré-escolar como forma de mudar hábitos.

Zamaro destacou a presença de representações de mais de 40 municípios como sinal de mudança.

O congresos vai dar a conhecer projetos de outros países, nomeadamente o Mozambikes, de Moçambique, e o Mobiel21, da Bélgica, uma das principais referências europeias.

Na primeira edição do CIMES decorre em simultâneo a exposição “Fazedores & Inventores de Bicicletas, Componentes, Acessórios e Serviços” da responsabilidade da Abimota.