Festival de Teatro “Alavanca” decorre entre os dias 19 e 26 de Abril.

2024-04-09 08:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O festival de teatro de Avanca regressa com edição dedicada aos 50 anos do 25 de Abril.

Alavanca” decorre entre os dias 19 e 26 de Abril para a 5ª edição de festival de teatro profissional.

A edição de 2024 acontecerá numa oferta quantitativa mais reduzida tendo em conta a sustentabilidade financeira do festival mas mantém aposta na “diversidade, na pertinência e na qualidade dos conteúdos programados destacando-se, pela primeira vez, a programação de uma estrutura internacional, KULUNKA Teatro, de Espanha, País Basco”.

No dia 19 de Abril, o festival chegará à comunidade escolar de Avanca, numa prática de desenvolvimento de novos públicos, com o espectáculo “Três Histórias de Robertos“ pelas Marionetas Rui Sousa. As aventuras de Dom Roberto no “Castelo Assombrado” e em “O Barbeiro”, as tropelias dos forcados em “A Tourada”.

Uma jornada de teatro de marionetas de luva bicentenária denominada de Teatro Dom Roberto, elevada a Património Imaterial Cultural Nacional desde 2021.

Dia 20 de Abril, o ALAVANCA, à semelhança de edições anteriores, ruma até Estarreja, ao palco do CTE, Cine-Teatro de Estarreja, o espectáculo “André e Dorine” pela companhia Basca KULUNKA Teatro.

Uma criação que será um dos momentos altos do festival e que propõem uma viagem singular.

André e Dorine, um casal de idosos que, como tantos outros, caiu na apatia, esquecendo o que antes os uniu. Mas um acontecimento irromperá nas suas vidas, forçando-os a lembrar o que eram.

Um olhar sobre o passado que os ajudará a construir um novo presente, embora talvez tarde demais. André e Dorine, é uma montanha-russa de risos e lágrimas, que sem uma palavra e com o poder da máscara, caminha entre o drama e a comédia, entre a vida e a morte, o amor e o esquecimento.

Um espetáculo sem fronteiras, que em 10 anos já percorreu mais de 30 países à volta do mundo.

A proposta no dia 21 de Abril, acontecerá na Casa Museu Egas Moniz em Avanca, um espaço que pela primeira vez se encontra com o ALAVANCA e que apresenta a criação de Giacomo Scalisi e Sandro William Junqueira, “Emídio”. Emídio é nome de ilusionista.

Emídio é nome de avô e é também nome de avó, e de um amor que foi uma espécie de fé. É um trabalho sobre a memória, sobre o engano, sobre a arte, sobre os limites da ficção. E é sobre contar uma mentira da melhor maneira possível para que se torne a mais bela das verdades.

No ano em que se comemora o quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, o festival marcará a efeméride com leituras encenadas na escola EB1 de Pardilhó, a partir da obra “Filodemo” orientada pelo encenador e actor Miguel Sopas, será no dia 26 de Abril.

O cartaz da edição de 2024, da autoria de Ângelo Castanheira, destaca nas suas opções gráficas, os 50 anos do 25 de Abril.

O ALAVANCA, festival de teatro de Avanca, é organizado pelas Companhia Kopinxas e Associação Kopinxas, sob a direcção artística de Ângelo Castanheira e Eduardo Dias, conta com as parcerias do Município de Estarreja, Junta de Freguesia de Avanca e Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.