Festival de Cinema de Avanca vai formar professores em edição vídeo.

2023-06-28 09:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O festival de cinema de Avanca vai apostar nas ações de formação.

Pelo segundo ano consecutivo esta é uma aposta que se mantém firme na programação.

O 27º AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia - promove no espaço da Escola Egas Moniz, em Avanca, três formações de curta duração.

Estas ações são reconhecidas e certificadas para progressão de carreira de todos os docentes do Ensino Básico e Secundário, pelo Centro de Formação da Associação para Formação ATEXXI.

O encontro dos espaços da Escola e do Cinema volta a acontecer no festival de cinema em Avanca, numa preocupação em apoiar o corpo docente das escolas no espaço da criação fílmica artística.

Sob orientação do cineasta e educador João Católico e do investigador e também docente Ricardo Braga Silva, as ações decorrem nos dias 27 a 29 de julho próximo, estando já abertas as candidaturas.

João Católico (na foto) dirigirá também a ação "Narrativas Visuais – edição vídeo”.

Decorrendo durante 6 horas da sexta-feira dia 28 de julho, esta ação preocupa-se com o uso do vídeo na educação e visa capacitar os professores a dominarem as técnicas de edição de vídeo e pós-produção.

A ação "Cinema sem conflitos – o papel do professor mediador” será orientada por Ricardo Braga Silva, durante a tarde do sábado dia 29 de julho.

Propõe-se formar professores para aproveitar o potencial do cinema na prevenção e mediação de conflitos, bem como explorar estratégias práticas de preparação dos alunos para lidarem com situações hipotéticas que possam surgir no seu quotidiano.