Director Cultural de Ílhavo critica postura "pouco profissional" do Diretor Artístico das 'Marionetas da Feira'.

2017-01-13 17:25

Categoria: 

Concelho: 

O novo Director Cultural do Município de Ílhavo, Luís Ferreira (na foto), já reagiu ao pedido de demissão e às criticas feitas publicamente, na Terra Nova, por Rui Sousa, um dos responsáveis pelas 'Marionetas da Feira', "com o objectivo de criar polémica em torno da sua relação com a direção do '23 Milhas', referindo o Centro Cultural de Ílhavo e a programação da Mostra de Robertos e Marionetas da Gafanha da Nazaré".

Na perspetiva de Luís Ferreira, a 'Mostra de Robertos e Marionetas', para a qual têm sido contratados os serviços da empresa '1bigo Artistas e Eventos' que apoia na programação do evento, "existe há quatro anos". Por seu turno, "a empresa '1bigo' tem contratado os serviços de Rui Sousa para o apoio na programação do referido evento".

"Nos meses de preparação desta edição fomos surpreendidos pelo fim pouco amigável desta relação entre a empresa e Rui Sousa, situação que nos transcende e à qual somos totalmente alheios. Existindo uma relação de continuidade e, a pedido de Rui Sousa, perspectivou-se a manutenção da colaboração com ele. Não havendo qualquer indício de má fé, não questionámos esta decisão", é referido em comunicado enviado à Redação Terra Nova, adiantando-se que se realizou uma reunião com Rui Sousa, no início de Dezembro, "em que falámos de uma forma amena e exploratória sobre os anseios do novo projeto '23 Milhas' e da importância da Mostra de Robertos e Marionetas".

"Durante toda a reunião foram trocadas várias impressões sobre a possibilidade de crescimento da Mostra e da possibilidade de envolver outros públicos, muito com o objectivo de desmistificar a ideia de que os espetáculos de marionetas se dedicam exclusivamente ao público infantil. Contudo, desde essa reunião, entrou em silêncio absoluto. Tentámos indagar a justificação plausível para melhor compreendermos tal ausência, mas não obtivemos qualquer resposta", é referido.

Na opinião de Luís Ferreira, Rui Sousa "não se demitiu do projecto, apenas o abandonou da forma menos profissional possível". "Este tipo de atitude não dignifica a relação de anos que Rui Sousa mantinha com o município", sublinhando que não pactua "com a criação de polémicas sem sentido, com consequências que resultam da irresponsabilidade de uma pessoa. Ainda assim, iremos continuar a trabalhar neste projeto com um empenho redobrado", vinca. "O legado de Armando Ferraz continuará a ser o ponto de partida para este evento".

"Lamentamos a falta de profissionalismo demonstrada por Rui Sousa mas congratula-mo-nos com o facto de a empresa '1bigo' nos ter comunicado hoje que pretende honrar o compromisso assumido com a criação que, à época, o Centro Cultural de Ílhavo tinha desafiado as 'Marionetas da Feira' a desenvolver para ser estreada nesta edição e para a qual já tinham sido avançados dois terços do orçamento acordado".