Conselho Geral da Universidade de Aveiro promove debate aberto sobre os 50 anos da UA e de Abril.

2024-03-28 09:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho Geral da Universidade de Aveiro celebra Abril com debate sobre o legado da revolução dos Cravos.

Evento agendado para o próximo dia 10 de Abril no grande auditório do centro de congressos.

Análise e debate sobre o legado da Revolução de Abril e um olhar sobre os desafios societais do futuro são os grandes objetivos do 3.º Encontro Aberto do Conselho Geral da Universidade de Aveiro.

No ano em que se assinalam 50 anos de Universidade e de Abril, o Conselho Geral promove um encontro aberto à sociedade, com personalidades que vão refletir sobre o legado de Abril.

Em simultâneo são lançadas pontes para a construção de uma “sociedade e de uma região mais desenvolvidas, justas e sustentáveis”.

O encontro irá, também, refletir sobre o papel fundamental que a UA do presente e do futuro pode e deverá assumir nesses processos.

Assim, no período da manhã, os trabalhos debruçar-se-ão sobre uma retrospetiva analítica da evolução do país e da região de Aveiro nos últimos 50 anos e, naturalmente, sobre o contributo da UA, nas suas várias dimensões, para essa “revolução”.

No período da tarde, os trabalhos debruçar-se-ão, prospetivamente, sobre o papel transformador das Instituições de Ensino Superior de futuro e, em particular, o da UA.

Os trabalhos decorrem a partir das 9h30 e contam com intervenções de António Oliveira (Presidente do Conselho Geral da UA), José Ribau Esteves (Presidente da Câmara de Aveiro), Paulo Jorge Ferreira (Reitor da UA), Eduardo Marçal Grilo (antigo Presidente do Conselho Geral da UA), Luísa Loura (Diretora da PORDATA, Base de Dados de Portugal Contemporâneo), Daniel Bessa (Economista e docente aposentado da Universidade do Porto), Luís Aguiar-Conraria (Presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho), Paula Arriscado (Diretora da Divisão Corporativa Pessoas, Marca e Comunicação – Salvador Caetano) e Pedro Nuno Teixeira (Docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto).