Congresso Internacional dedicado à mobilidade escolar sustentável marcado para a Gafanha da Nazaré.

2023-08-24 18:48

Categoria: 

Concelho: 

A Gafanha da Nazaré prepara-se para receber o 1º Congresso Internacional dedicado à mobilidade escolar sustentável.

Evento agendado para os dias 27 e 28 de outubro, na Fábrica das Ideias, sob o mote “Da escola para a comunidade, da comunidade para a escola”.

Durante dois dias serão partilhados e debatidos temas relativos ao conceito de mobilidade escolar sustentável, com a apresentação de alguns dos modelos escolares existentes em Portugal, privados e institucionais, dando especial enfoque à mobilidade ciclável, com a promoção e uso da bicicleta a merecer o grande destaque.

A organização propõe uma reflexão sobre as “grandes metas da Mobilidade Sustentável”, ajustadas à realidade de cada município ou escola, “apoiando e promovendo soluções com o intuito da sociedade se deslocar livremente, aceder, comunicar, transacionar e estabelecer relações, sem sacrificar outros valores humanos e ecológicos no presente e no futuro”.

Evento que pretende apoiar os municípios e agrupamentos escolares que pretendem desenvolver os seus próprios planos integrados de mobilidade sustentável.

No programa está incluída uma visita às escolas da Gafanha da Nazaré, tomadas como “um dos maiores exemplos da Mobilidade Sustentável em Portugal”.

Destaque, ainda, para a 2ª Exposição Nacional dedicada aos Fazedores & Inventores de Bicicletas, Componentes, Acessórios e Serviços, e durante o dia 28, sábado, no jardim da Fábrica das Ideias, um evento lúdico e de diversão alusivo ao tema Bicicleta - de entrada livre e para todas as idades - com equipamentos de promoção e uso da bicicleta, espetáculos circenses e musicais, e divulgação de entidades regionais e nacionais que incentivam a Mobilidade Sustentável.

O CIMES Gafanha da Nazaré2023 é promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, e organizado pela Nuno Zamaro Mobility, contando ainda com o apoio da Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, do Agrupamento de escolas da Gafanha da Nazaré e da Associação Patrulheiros.

O programa final será apresentado em conferência de imprensa, a realizar no dia 15 de setembro, às 11h, na Fábrica das Ideias, data que assinala o início da semana europeia da mobilidade.