Aveiro: UA em projeto internacional para melhorar participação democrática.

2023-12-18 09:26

Categoria: 

Concelho: 

O Local4Action Hub de Valongo, identificado como Participation4All, tem como objetivo principal melhorar a qualidade da democracia local, propondo ajudar os municípios que aderirem à iniciativa na implementação de processos de participação cidadã visando, sobretudo, envolver grupos sub-representados, nomeadamente crianças, jovens e idosos, mas também pessoas com deficiência, migrantes, minorias étnicas ou pessoas com condições económicas e sociais frágeis.

A iniciativa promovida pelas United Cities and Local Government – UCLG e desenvolvida pela Câmara Municipal de Valongo com o apoio científico do L3P - Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, oferecerá assessoria científica e técnica a 12 municípios do mundo que expressarem desejo de aprofundar práticas participativas com grupos sub-representados. Durante um ano e meio, os participantes selecionados receberão atividades de treinamento e suporte técnico gratuitos.

A implementação local de processos participativos será facilitada usando uma plataforma online que fornecerá as informações e ferramentas necessárias.

No final, o nosso objetivo é estabelecer uma rede de municípios, instituições e pessoas que estimulem a diversidade, a equidade e a inclusão nos processos de participação.

Há ampla evidência sobre a dificuldade estrutural em envolver os grupos sub-representados, seja pelo mal-entendido de suas motivações, interesses e disponibilidades, pelo uso de metodologias inadequadas (horários, espaços e estilos de participação e mediação) ou mesmo por não compreenderem os benefícios e impactos do seu envolvimento.

A falta de diversidade e equidade afeta a utilidade e o valor social dos processos participativos.

O novo Local4Action Hub, que a Valongo está a promover, pretende ajudar a gerar conhecimento e experiência, envolvendo diretamente grupos sub-representados.

Esta segunda, dia 18 de dezembro, às 14h, vai ser concretizado o lançamento on-line deste projeto.

Na sessão de abertura marcam presença Emilia Saiz, Secretária Geral da United Cities and Local Governments General e José Manel Ribeiro, presidente do Município de Valongo.

Logo de seguida na mesa redonda participações de Grazia Concilio, do Politecnico di Milano, Lorena Morachimo Cattaneo, da La città dei bambini, Pedro Calado, da Fundação Calouste Gulbenkian, e David Powel da Climate Outreach.