Aveiro: JS debate futuro da UE com apelos à renovação e travagem de "projetos de destruição da União Europeia”.

2024-04-08 08:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista promoveu, no passado sábado, uma conversa sobre Europa e Direitos Humanos, tendo como convidados o Secretário Geral da IUSY (União Internacional da JS), Bruno Gonçalves, e o ex adjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Bruno Julião.

O evento decorreu na Casa da Comunidade Sustentável, na sede do distrito, e lança o debate sobre assuntos europeus.

Em ano de eleições europesas (9 de junho) este é o momento que assinala o início do debate.

Moderado pela presidente da JS de Santa Maria da Feira, Stelina Oliveira, licenciada em Relações Internacionais, o debate abordou temas como os direitos LGBTQIA+, migrações, inclusão social, soberania, direito à habitação e conflitos internacionais.

Perante uma plateia de cerca de 40 pessoas, Bruno Julião sublinhou a necessidade de se “ renovar o sonho europeu ” e Bruno Gonçalves salientou que, para “travar projetos de destruição da União Europeia”, é “fundamental que o PS seja mais votado do que as suas oposições, no próximo dia 9 de junho”.

Foi deixada, por ambos, a relevância de se desdramatizar a questão da soberania.

A UE é um projeto de paz, de solidariedade, de cooperação económica e desenvolvimento social com um conjunto de valores e diretrizes sobre a qual comungam os 27 estados membros através de uma soberania partilhada em diversas áreas que permita defender mais eficazmente estes valores comuns.

Discutiu-se ainda a violação de direitos humanos por parte da Polónia e Hungria, estados membros cujo euroceticismo tem crescido exponencialmente.

E aprofundou-se a discussão sobre o papel da Europa nos conflitos do mundo e o papel que os acordos comerciais realizados com a UE e as respetivas sanções económicas podem ter como efeito protetor pelos direitos humanos.

A discussão sobre migrações também esteve presente.

A integração social dos migrantes e a proteção dos direitos humanos das pessoas que fazem travessias perigosas à procura de uma vida melhor foram considerados os principais desafios do projeto europeu.

O Presidente da Federação, João Costa, referiu a importância dos direitos humanos como base do projeto europeu e mostrou-se entusiasmado por Aveiro ser “ a primeira Federação do país da JS a dar o mote para a discussão necessária sobre o projeto europeu que queremos construir, na véspera das eleições europeias ”.