Aveiro: Ferry Salicórnia em dia de inauguração oferece travessias gratuitas.

2024-02-02 07:45

Categoria: 

Concelho: 

A inauguração oficial do novo ferry elétrico está marcada para esta sexta-feira em São Jacinto e a operação regular arranca na carreira das 16h20.

Vai ocorrer a bordo do “Salicórnia”.

O novo “ferry” 100 por cento elétrico assegura as ligações entre São Jacinto e o Forte da Barra e hoje com viagens gratuitas.

Ribau Esteves, autarca de Aveiro; a Madrinha do Salicórnia e Gestora do POSEUR, Helena Azevedo, os responsáveis da Navaltagus / ETE, empresa construtora e os Responsáveis da ETAC / Transdev, empresa responsável pela concessão de transportes do Município de Aveiro, Aveiro Bus, são convidados no evento que vai contar com uma viagem inaugural com partida e chegada no cais de embarque de São Jacinto.

Esse momento é aberto à população que se deseje associar ao momento de inauguração do novo Ferryboat Elétrico (até ao limite da lotação do navio).

O navio que ainda se encontra em operação, o ferry “Cale de Aveiro”, que será substituído pela nova embarcação “Salicórnia”, vai fazer as travessias normais na manhã desta sexta-feira, dia 2, no sentido São Jacinto – Forte da Barra às 09h30 e no sentido Forte da Barra – São Jacinto às 10h20.

Entre as 11h00 e as 16h00, o serviço de travessia entre São Jacinto e o Forte da Barra será assegurada unicamente para passageiros pela Lancha Dunas de São Jacinto.

No dia seguinte, sábado, dia 3 de fevereiro, o “Salicórnia” inicia a sua atividade regular e permanente, de acordo com os horários e tarifários em vigor.

Durante os três primeiros meses de operação do “Salicórnia” e devido à necessidade de monitorização técnica permanente do navio nesta primeira fase, o antigo Ferryboat “Cale de Aveiro” ficará disponível para garantir a manutenção do serviço, sempre que se verificar necessidade de realizar operações técnicas com o novo Ferryboat Elétrico, em regime de estaleiro. 

“Salicórnia” é o primeiro Ferryboat 100% elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por empresas nacionais, para servir uma região portuguesa. É também o primeiro ferry elétrico da Península Ibérica e do Sul da Europa. 

Esta embarcação tem zero emissões de CO2, permitindo a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo modelo em funcionamento, diminuindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético.

O navio tem capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o atual ferryboat.

A esta capacidade reforçada de transporte acrescenta-se o aumento do conforto para os passageiros, graças aos baixos níveis de ruído, e uma vista panorâmica 360º no piso superior, que irá permitir aos utilizadores usufruírem das paisagens únicas da Ria de Aveiro e de São Jacinto.

Esta sexta, às 11h, haverá inauguração oficial em São Jacinto.