Aveiro: Autarquia e coletivos cicláveis distribuem kits de iluminação inteligente.

2023-12-20 09:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Iluminação para melhorar os níveis de segurança de ciclistas na cidade de Aveiro.

Autarquia, Núcleo da Bicicleta da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Ciclaveiro e Cicloeixo juntos em ação de sensibilização para a utilização de equipamento de iluminação das bicicletas.

Até ao próximo dia 31 de dezembro, a CMA e as referidas associações vão distribuir 60 luzes de bicicleta, com sensores incorporados, que permitem detetar e reconhecer riscos e situações com maior intensidade de trânsito e, com isso, aumentar a luminosidade e o ritmo da intermitência.

Estes equipamentos permitem ainda gerir o nível de luz consoante o período do dia e o nível de bateria e com um raio de visibilidade até 1,5 quilómetros de distância.

Por outro lado, os sensores permitem recolher vários tipos de dados que apoiarão a Câmara de Aveiro, a analisar quais os trajetos mais usados pelos utilizadores de bicicletas e a receber informação sobre as condições do asfalto, da infraestrutura urbana e dos potenciais perigos para os ciclistas, com o objetivo de agir de acordo com a necessidade.

Esta iniciativa é dirigida a qualquer pessoa a partir dos 16 anos, com bicicleta própria e smartphone com dados móveis para utilizar a aplicação “See.Sense Ace Rear”.

As inscrições decorrem até 31 de dezembro de 2023 através do preenchimento do formulário disponível aqui<https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczP5VkCoI4gpj-dIa8VImB2hjv0nMf....