Agentes de Navegação preocupados com impacto da greve dos pilotos das barras.

2023-10-25 07:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A associação de Agentes de Navegação de Portugal revela “apreensão” pela chegada de pré-aviso de greve dos pilotos de barra em Portugal.

Esse aviso abrange os dias 6 e 7, 14 e 15, 22 e 23 e 29 e 30 de Novembro e foi apresentado pelos Sindicatos “OFICIAISMAR” e “SINCOMAR”, em cumprimento da decisão dos Pilotos de Barra e Portos de todo o País.

A AGEPOR chama a atenção para o prejuízo que será causado à imagem dos portos portugueses e que podem deixar “marcas e prejuízos avultados à economia nacional”.

“Haverá navios que deixarão de escalar, haverá carga que, estando pronta, não embarcará, haverá carga que não desembarcará e haverá navios de cruzeiro com turistas que pura e simplesmente saltarão a escala nos portos portugueses”.

A Associação pede união e deixou apelo público aos sindicatos e administrações portuárias para que não se esqueçam das crises internacionais que já estão a afetar a economia.

“Porque não se vivem tempos fáceis, porque a economia global sofre as consequências negativas dos conflitos na Ucrânia e Médio Oriente, e porque a redução de tonelagem de carga movimentada e de escalas de navios nos portos portugueses é já hoje uma realidade, a AGEPOR vem pedir às partes um esforço de entendimento que afaste e ultrapasse os dias de greve agora convocados”.

“No limite na defesa de postos de trabalho. Este não é seguramente o momento de deixarmos escapar receitas ou de acrescentarmos custos que a todos prejudicam”.