Projeto Europeu mostra agricultura sustentável na região de Aveiro.

2024-03-26 16:02

Categoria: 

Concelho: 

O projeto AGERECO termina com mostra de agricultura sustentável na região de Aveiro.

Liderado pela empresa de consultoria ambiental Natura M3, sediada em Albergaria-a-Velha, o projeto AGERECO capacitou cerca de 50 agricultores de Portugal, da Itália e da Roménia em práticas agrícolas mais sustentáveis e amigas do ambiente, ao longo do último ano.

Ao longo do curso, os formandos desenvolveram competências sobre matérias como a compatibilização da biodiversidade com a produção agrícola, a preservação dos solos, a poupança de água ou formas alternativas de combater pragas.

A formação incidiu ainda sobre os fundos europeus e nacionais disponíveis para este setor profissional, e formas de aumentar a probabilidade de aprovação dos apoios.

Em Portugal, os formandos, oriundos de todos o país, contactaram com inúmeros casos de estudo e boas práticas, como Terra Sintrópica, Wisecrop, Cooperativa Rizoma, Upfarming, Lugar da Terra, Biggest Mini Forest, Movimento GAIA e Centro de Competências para a Agricultura Familiar e Agroecologia.

A formação chega agora ao fim, com a realização de intercâmbios internacionais e saídas de campo para partilha de boas práticas.

O primeiro intercâmbio realizou-se na Roménia, onde os formandos puderam conhecer a realidade da produção agrícola de um país que é o 9º maior produtor de milho do mundo.

O segundo intercâmbio foi realizado na Região de Aveiro, entre 20 e 22 de março, em Válega, na Horta Harmonia, com os trabalhos a incluírem vermicompostagem, a atração de insetos polinizadores, gestão de viveiros agrícolas e sementeiras com técnicas tradicionais.

Em Albergaria-a-Velha, o edil camarário apresentou o projeto municipal de compostagem comunitária e foram visitadas as Hortas Biológicas da Lapa, projeto também comunitário e inclusivo, ao que se seguiu uma mostra gastronómica de produtos regionais e trabalhos participativos, na Incubadora de Empresas.

O projeto AGERECO foi implementado pela Natura M3, com parceiros de Itália (COSVITEC) e da Roménia (BIC), tendo sido cofinanciado pela Comissão Europeia, através do programa ERASMUS+ (2022-2-PT01-KA210-VET-000100515).