CTT lançam selos comemorativos dos 200 anos da Vista Alegre.

2024-02-26 13:21

Categoria: 

Concelho: 

Os CTT lançam selos comemorativos dos 200 anos da Vista Alegre.

Esta é uma emissão de selos da República, dedicada a edições comemorativas, e que obedece a critérios “extremamente rigorosos”.

“Apenas eventos de grande importância histórica, cultural, patrimonial e social, escolhidos por um órgão independente daquela instituição, composto por personalidades de vários ramos do conhecimento em Portugal, merecem esta eleição”.

Em 2024 a escolha recaiu sobre os 200 anos da Vista Alegre, uma efeméride que, segundo os CTT, é merecedora da “maior honra concedida à filatelia”.

Em quatro selos especiais e bloco filatélico comemorativos desta data, figuram elementos selecionados e revestidos de valor simbólico.

Assim, no bloco filatélico destinado exclusivamente a colecionadores, é possível ver uma fotografia da fachada da Fábrica, estabelecida em Ílhavo em 1824, e o retrato do seu fundador, José Ferreira Pinto Basto, um dos mais importantes empresários portugueses do século XIX.

Neste bloco figuram também o Cavalo Lusitano, uma escultura icónica de Donald Brindley, pintada com base num exemplar da Coudelaria Nacional e limitada a 250 exemplares numerados, e uma imagem da chávena e pires (decorados por Fabre Lusitano) da “primeira fornada em grande”, conforme está registado no livro comemorativo do primeiro centenário da Vista Alegre.

Nos selos de circulação pública encontra-se a representação da escultura Flamingos, de Carlos Calisto, uma série limitada e numerada de 100 exemplares em biscuit moldado e relevado, com decoração policromada pintada à mão.

Uma criação que desafiou todas as leis estabelecidas da modelagem em porcelana, graças à extrema delicadeza e expressividade das suas finas formas, de um impressionante realismo.

Se o Cavalo Lusitano e Flamingos são testemunho do nível artístico atingido pelos ateliês da Vista Alegre na escultura, o prato Peónia, da coleção Floris, protagonista de outro selo, traz até aos nossos dias a arte secular da pintura, aprimorada geração após geração, e hoje posta eximiamente em prática pela Manufatura da Fábrica.

Essa mesma arte está também patente na jarra Tucano, da coleção Amazonia, cuja forma e decoração revelam o diálogo com outras culturas e a vertente social e humanista da Vista Alegre, através da parceria com a ONG brasileira Ecoarts Amazonia.

Por fim, como emblema da capacidade inovadora da Vista Alegre, surge o candeeiro Nervi, da coleção E2H – Earth to Humanity.

Exemplo também de como a Vista Alegre sempre se projetou no futuro, colaborando com os criadores mais visionários (neste caso, Ross Lovegrove) e desbravando novos terrenos técnicos e artísticos.

No âmbito da comemoração dos 200 anos, os selos contribuirão também para perpetuar no tempo e no espaço a importância da Vista Alegre na sociedade portuguesa.

Os Selos Comemorativos encontram-se disponíveis nas lojas CTT e em lojas Vista Alegre.