"Unir para Fazer" não vai a seminário da AMI sobre futuro do poder local. Movimento reage a exclusão do presidente da Câmara de Ílhavo.

2024-01-11 15:33

Categoria: 

Concelho: 

O movimento independente “Unir para Fazer” não gostou de ver o presidente da Câmara de Ílhavo fora do painel de oradores do Seminário “O Poder local no Município de Ílhavo” e anunciou que vai faltar ao encontro de sábado na sede da Junta de Freguesia de São Salvador.

A iniciativa da Mesa da Assembleia analisa o futuro do poder local e os processos de descentralização.

Vai contar com oradores como Albino Almeida (Associação Nacional de Assembleias Municipais), Filipe Teles (Pró-Reitor da Universidade de Aveiro) e Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro) mas deixa de fora figuras do poder local de Ílhavo em exercício no Município.

O líder do grupo parlamentar do movimento independente considera o tema “pertinente” e lembra que em maio de 2022 organizou jornadas sobre o mesmo tema, em sessão marcada por ausência dos partidos.

Agora, o movimento independente responde na mesma moeda recusando a participação e deixando claro que não se sentiu envolvido em qualquer decisão sobre a organização deste evento.

Reclama “maior abrangência” quanto aos oradores convidados e uma promoção alargada e diz que a iniciativa de sábado mais parece uma ação a pensar nas legislativas.

“Não estamos disponíveis para sermos utilizados em eventos que mais parecem resultar do precipitar do calendário político ocorrido no nosso país, do que no aproximar dos eleitores dos eleitos”.

José Pinto Reis deixou a mensagem em missiva dirigida ao presidente da Assembleia, Paulo Pinto Santos, e apelou a que em próximas iniciativas exista “maior cuidado” na preparação das ações e dos painéis.

O evento está marcado para sábado às 14h na sede da Junta da Gafanha da Nazaré.