Reunião de Câmara: Nova fábrica da Ria Stone em Ílhavo não é processo encerrado.

2023-08-08 15:42

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ainda a revogação de dois contratos de investimento, prevendo incentivos financeiros, assinados com a Visabeira para uma nova fábrica da Ria Stone em Ílhavo e com a Bondalti para duas unidades de cloro em Estarreja.

Dois dos 26 novos projetos empresariais no valor de 937,5 milhões de euros anunciados com pompa e circunstância pelo Governo português a 29 de dezembro de 2021, caíram oficialmente há duas semanas.

Através de despachos do Ministro da Economia, António Costa Silva, foi aprovada a “revogação por mútuo acordo” dos compromissos que tinham sido assinados nessa altura com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).

Em causa estão projetos que tinham sido negociados com a Vista Alegre Atlantis (Grupo Visabeira) e com a Bondalti (grupo José de Mello), ambos previstos para a região de Aveiro.

A revogação do acordo deve-se a diversos impedimentos burocráticos inultrapassáveis que impediram a aquisição do terreno onde deveria ser instalada a nova unidade fabril da Rio Stone.

Hoje, na reunião do Executivo Municipal de Ílhavo, Fátima Teles (PSD) questionou o Executivo sobre esta situação, em particular, tentando perceber porque é que os processos não avançaram. (com áudio)

João Campolargo, Presidente da Câmara, na resposta, afirmou que há fundos comunitários que poderão alavancar estes processos de investimento. Em Setembro "estes projectos poderão ser reavaliados" pelo Governo. (com áudio)

 

 

 

(em actualização)