PCP pede esclarecimentos ao Governo sobre novo Hospital privado em Aveiro.

2017-02-20 14:40

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O PCP pede ao Ministério da Saúde esclarecimentos sobre o anúncio de novo Hospital privado em Aveiro.

Ao anúncio da iniciativa de uma entidade privada que está disponível para investir 50 milhões de euros na construção de um novo hospital, em terrenos junto da Estação, a direção regional do PCP pede mais informação ao Governo por considerar que a Câmara de Aveiro semeou a “especulação e uma espécie de mistério” sem informação adicional.

Numa primeira tomada de posição, o PCP afirma “as maiores reservas” de que a CMA “seja parte ativa na criação de um Hospital privado na cidade” lembrando que em primeiro lugar está a saúde pública e essa marcada pelo fim da “gratuitidade do estacionamento em torno do Hospital Infante D. Pedro” e pela “sobrelotação de autocarros que passam pelo Hospital (designadamente no fim do turno das 22h00)”.

Preocupado com a “indisponibilidade do Presidente da CMA para responder a questões escritas dos eleitos municipais”, o PCP recorre ao Ministério da Saúde para conhecer, em detalhe, quais os planos em causa.

“Resta-nos assinalar que é no mínimo irónico que o presidente da Câmara de Aveiro venha anunciar um negócio desta dimensão, dando-lhe o cariz nebuloso que acima se descreve e que a opinião pública conhece, apenas poucos dias depois de se ter vindo insurgir contra o facto de a autarquia a que preside ter sido considerada uma das 25 menos transparentes do País”.

Filipe Guerra, do PCP, diz que é necessário mais informação e centrar atenções no serviço nacional de saúde. (com áudio)

Manuel Prior, do PSD, afirma que a crítica "é injusta". Garante que Ribau Esteves e Filipe Neto Brandão são responsáveis pela redução do sub-financiamento do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga. "Se alguém nos últimos quarenta anos fez alguma coisa por melhorar o Hospital foi este Presidente da Câmara (Ribau Esteves) e Filipe Neto Brandão". O Hospital de Aveiro "passou de um índice de sub financiamento de 80 por cento para cerca de 30 por cento", referiu.

João Moniz, do BE, gostava de ver o autarca mais centrado nas questões do Centro Hospitalar e "menos preocupado com investimentos privados". Fala em aproveitamento político. "É um episódio de aproveitamento político que a Câmara faz de uma coisa que a transcende. Gostaria de ver Ribau Esteves mais empenhado em estar ao lado do SNS. Não deveria andar a fazer declarações especulativas sobre um Hospital privado", disse.

João Barbosa, do PS, afirma que hoje, o país "tem um Governo mais preocupado com as questões sociais" e que o serviço de saúde, seja público ou privado, deve atender ao aspeto social e não pode ser transformado em negócio. "Temos um Governo que está a intervir mais no social para dar melhor qualidade de vida às pessoas. Temos de ser geridos por quem dá qualidade de vida ao povo e não só aos ricos", referiu no debate do programa 'Canal Central' a propósito dos projetos para um novo Hospital privado em Aveiro.