Oliveira do Bairro amplia canil e gatil.

2023-07-17 14:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Oliveira do Bairro investe na ampliação do Centro de Recolha Oficial de nimais.

O projeto de arquitetura está aprovado e a ampliação vai quadruplicar a capacidade de alojamento de cães (23 celas) e gatos (10 celas).

No atual Centro de Recolha Animal de Oliveira do Bairro existem apenas seis celas para cães.

A ampliação será feita no recinto do atual Centro de Recolha Animal de Oliveira do Bairro, situado na antiga Feira de Gado da vila da Palhaça, utilizando um armazém aí localizado.

Para tal, este espaço será dividido em duas áreas, uma delas destinada aos serviços técnicos e veterinários, constituída por receção, enfermaria, salas de cirurgia, recobro, esterilização, ocisão, salas de vacinação e tratamentos e gabinetes de veterinários.

A segunda área vai acolher o canil, uma zona de higienização, armazém de rações, zonas de banho e tosquias, zona de sociabilização e treino, solários e as referidas 23 celas, incluindo espaço para maternidade.

Está ainda prevista a construção de seis parques verdes para acolher matilhas, a adaptação de um edifício que servia de apoio ao canil para utilização dos funcionários e voluntários, bem como um novo gatil.

O novo Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oliveira do Bairro vai manter os serviços já prestados, nomeadamente a colocação de identificação eletrónica (microshiping), boletim sanitário, vacinação antirrábica e serviços de adoção.

Susana Martins, Vereadora do Pelouro da Saúde e Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, explicou que a nova estrutura, que se assumirá como Centro de Recolha Oficial de Animais, vai contar com “todos os equipamentos necessários que possam melhorar a qualidade de vida dos animais acolhidos e em situação precária”.

“Esta valorização permitirá um maior impulso à retirada de animais vadios de circulação, com todas as implicações que isso terá ao nível da saúde e segurança públicas, impulsionando, ao mesmo tempo, a sua adoção de forma responsável”, acrescentou Susana Martins.

 

Foto: A Terceira Dimensão / Imagens aéreas