Legislativas: PCP defende reforço da aposta no combate à violência doméstica.

2024-02-25 20:35

Categoria: 

Concelho: 

O PCP quer maior aposta no combate à violência doméstica.

Em fim de semana marcado pelo debate “Mulher e Abril”, realizado na cidade de Ovar, o PCP prestou tributo a Odete Santos.

Foi um evento com participação de Sandra Pereira, deputada ao Parlamento Europeu; Andreia Mortágua, candidata da CDU às Eleições Legislativas pelo Círculo Eleitoral de Aveiro, Manuela Antunes Silva, da Direção Nacional do Movimento Democrático de Mulheres, e com moderação de Catarina Almeida membro da Direção Regional de Aveiro do PCP.

Foram apresentados “testemunhos da resistência antifascista feminina, os avanços e recuos da emancipação feminina no País e na Europa, o impacto da política de direita neste processo, o papel do homem e da mulher na emancipação da mulher, processo este que toca na defesa dos direitos dos trabalhadores e dos direitos das mulheres, que entre vários, deve garantir salário igual para trabalho igual”.

O PCP fez alusão à importância dos Serviços Públicos na garantia dos direitos das mulheres, entre os quais o acesso ao direito da Interrupção Voluntária da Gravidez e analisou a associação entre o risco de pobreza e o risco de exploração da mulher pela prática da prostituição, sendo necessário prevenir a pobreza para que esta prática não se multiplique.

E foi defendida a necessidade de “ir mais longe na prevenção, sinalização e proteção contra a violência doméstica e no namoro”.