Ílhavo: João Campolargo celebra 10 de Junho em visita aos EUA.

2023-06-10 10:49

Categoria: 

Concelho: 

Seis autarcas da Região de Aveiro celebram o Dia de Portugal nos Estados Unidos da América.

João Campolargo, presidente da Câmara de Ílhavo, está em Newark até segunda-feira e assiste, este domingo, dia 11, à habitual parada no centro da cidade na velha Ferry Streat, rebaptizada "Avenida de Portugal".

Com milhares de portugueses naquela área e uma presença de ilhavenses, aveirenses e murtoseiros que tem marcado as últimas décadas na vida de Nova Jérsia, o autarca de Ílhavo tem contacto com ilhavenses que residem nos EUA.

Jack Coelho, um dos mais destacados na economia local e na forma como se relaciona com a terra natal, é uma das figuras ilhavenses a celebrar o 10 de Junho no país de acolhimento.

A deslocação oficial começou na quinta e incluiu receção no consulado de Portugal com a comunidade portuguesa, Jack Coelho e o xerife de Newark (Armando Fontoura).

O contacto com o vereador Michael Silva (natural da Murtosa), ao jantar, fechou o primeiro dia.

O segundo dia contou com os contactos de rua e em meios de comunicação ligados à comunidade portuguesa.

Depois deu-se a visita a negócios (panificação, ourivesaria e construção) e recção oficial na Câmara de Newark (na foto) onde trabalham funcionários naturais do Município de Ílhavo.

Na cidade foi possível assistir à distinção ao antigo vereador da Câmara, Augusto Amador, natural da Murtosa, com nome de rua.

“É impressionante ver a presença portuguesa nesta zona. Em qualquer canto e esquina fala-se português”, disse o autarca de Ílhavo confirmando a presença dos sabores portugueses (sardinhas e frango de churrasco).

Hoje é dia de visita a clubes (Beira-Mar e Marítimo Murtoense).

“Há aqui famílias com mais de 100 anos de presença. Tem sido muito gratificante ver estas vivências. A Ferry Streat já está encerrada”, explica o autarca.

Ovar, Estarreja, Murtosa, Albergaria, Águeda e Ílhavo são os municípios representados.