Ílhavo: Encontro debate um ano de descentralização de competências na área social.

2023-10-10 10:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Um ano depois de ter assumido competências na área da ação social, Ílhavo debate passado e futuro do Atendimento Social Integrado.

“Do que é, ao que poderá ser” é o mote desta iniciativa que decorre esta quarta no Museu Marítimo de Ílhavo.

Este evento surge um ano após o Município de Ílhavo ter dado início ao exercício de competências em matéria de ação social (após a transferência de competências para os municípios), potenciando, para o efeito, a metodologia de atendimento social integrado e de trabalho em rede que, desde 2008, tem vindo a caracterizar a intervenção social neste território.

Para o efeito, numa estreita parceria com todas as entidades da Rede Social e numa colaboração permanente com a Segurança Social, protocolou duas Equipas de Ação social, com o Cento de Ação Social do Concelho de Ílhavo e com a Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo que deram resposta aos pedidos de apoio de mais de 955 famílias.

Por outro lado, procura aproximar técnicos de intervenção social e outros elementos da comunidade, em torno das boas-práticas e perspetivas inovadoras em domínios chave na intervenção social.

Este encontro constitui uma oportunidade para refletir sobre os desafios que se colocam à ação social no contexto atual, num momento em que o país é confrontado com profundas transformações no seu tecido social.

A sessão de abertura está agendada para as 9h30 com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, e do Diretor do Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social, Fernando Mendonça.

Ao longo da manhã fala-se sobre “Passado, presente e futuro” com técnicos de estruturas locais e ao final da manhã intervém Pedro Neto, da Amnistia Internacional, para falar sobre “Boas práticas de intervenção comunitária na integração de migrantes”.

Depois de almoço há mesa-redonda sobre boas práticas de intervenção social e na promoção da saúde mental

A sessão de encerramento está marcada para as 16h30 com intervenção de Mariana Ramos, vereadora do Pelouro Social, Saúde, Família e Voluntariado da Câmara Municipal de Ílhavo.