Ílhavo: Assembleia Municipal deu "luz verde" aos acordos da autarquia com as Juntas de Freguesia.

2024-02-17 10:19

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Assembleia Municipal de Ílhavo aprovou relatórios de 2023 e contratos interadministrativos com as Juntas de Freguesia para 2024.

Seguindo a votação da reunião de Câmara, movimento Unir para Fazer e PSD aprovaram os acordos, PS e Chega abstiveram-se.

O debate foi mantido na reunião desta noite e acentuou o acordo nas suas linhas essenciais com subida dos valores.

Além dessa atualização, a freguesia da Gafanha da Nazaré destacou o cumprimento de uma medida que era tida como fundamental ao nível da igualdade com as comparticipações.

Carlos António Rocha assume que este é um passo relevante ao nível da igualdade de psoições.

Augusto Rocha e Luís Diamantino seguiram esse tom positivo de autarcas que, ao terceiro ano, conseguem uma base de entendimento satisfatória.

João Braga, autarca de freguesia em São Salvador, valorizou o desfecho da negociação.

Entende que as freguesias ficam a ganhar não apenas nos valores mas também nos calendários.

UPF e PSD aprovaram os documentos.

Pedro Cristo, representante do movimento independente, elogia as melhorias introduzidas como passo para garantir condições a quem trabalha ao serviço dos cidadãos.

PS e Chega optaram pela abstenção.

Os socialistas dizem que a subida de 15% não chega para compensar os valores perdidos com a inflação e subida de custos ao longo dos últimos anos.

Diana Gandarinho pede mais ambição para futuro ao nível de verbas e competências.

Armando Loureiro, do Chega, admite que a subida é um dado positivo mas gostaria de ver mais ambição nas políticas de descentralização.

Alega que a autarquia tem demonstrado dificuldade para concretizar investimentos que as Juntas poderiam funcionar como parceiro natural nessa execução.

No rescaldo do debate, o vice presidente da autarquia, responsável pela negociação, manifestou agrado pelo desfecho.

João Semedo não esconde que há um fator de preocupação com a dispersão de votações entre assembleias de freguesia, Câmara e Assembleia Municipal.

Espera que as diferentes representações venham a conseguir estabelecer uma base de entendimento em nome da estabilidade.

As declarações dos intervenientes podem ser conferidas em registo áudio.