Gafanha da Nazaré: Debate sobre futuro do poder local com Albino Almeida, Filipe Teles e Ribau Esteves.

2024-01-13 08:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A sede da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré acolhe, este sábado, a realização do primeiro seminário “Poder Local no Município de Ílhavo”.

Iniciativa da Mesa da Assembleia Municipal no âmbito da celebração do 126.º aniversário da Restauração do Concelho.

A iniciativa pretende juntar autarcas eleitos nas eleições autárquicas de 2021, nos diversos órgãos do Poder Local (Freguesias, Câmara e Assembleia Municipal), bem como ex-autarcas, para uma reflexão sobre o papel do Poder Local no desenvolvimento das comunidades (município e freguesias) e avaliar descentralização e regionalização.

O encontro junta eleitos dos partidos mas os independentes do movimento “Unir para Fazer” já assumiram a ausência.

Não gostaram de ver o presidente da Câmara de Ílhavo fora do painel de oradores e dizem que não houve envolvimento na organização.

A Mesa reagiu e disse não ter sentido vontade da maioria em colaborar com a organização.

O evento tem início às 14h e tem como principais intervenientes o Albino Almeida (presidente da Assembleia Municipal de Gaia e da Associação Nacional de Assembleias Municipais), Filipe Teles (Pró-Reitor da Universidade de Aveiro e autor do estudo “Descentralização e Poder Local em Portugal” publicado em 2021) e Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Vice-presidente da ANMP, membro do Comité Europeu das Regiões e ex-Presidente da CIRA).