"Eco Escolas" é a força da educação ambiental em Portugal.

2017-01-20 20:27

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Seminário Nacional Eco-Escolas 2017 destacou, na abertura dos trabalhos, as vantagens dos programas ligados à educação ambiental. Governo, Bandeira Azul da Europa, Municípios e escolas concordam que ao longo dos anos muito tem vindo a mudar e muito irá continuar a mudar.

Uma reforma que envolve diferentes gerações e que o Governo incentiva. O Secretário de Estado da educação, João Costa, participou na abertura dos trabalhos para elogiar o esforço coletivo: Lembra que há recomendações internacionais sobre os caminhos de futuro em defesa de um planeta sustentável (com áudio).

O Programa Eco-Escolas, que conta este ano com mais de 1.500 escolas inscritas em mais de 230 municípios, cuja coordenação está, há 20 anos, a cargo da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), tem por objetivo principal a distinção das boas práticas ambientais ao nível das Comunidades Escolares.

Mónica Ribau, antiga aluna do agrupamento de escolas de Ílhavo, destaca o papel dos projetos eco-escolas na sua formação e no seu trajeto académico.  A antiga aluna de Ílhavo levou o seu testemunho ao seminário.

“Eu fui influenciada pelo eco-escolas. Fui aluna em Ílhavo durante 12 anos, até 2010. Tive a grande oportunidade de vivenciar muitas das iniciativas do eco-escolas. O meu percurso foi influenciado por este novo ponto de vista e esta energia que me mostrou que o verde e o azul existem”.

O Seminário Nacional Eco-Escolas 2017 decorre até domingo na Casa da Cultura Ílhavo. Como momento alto, o seminário terá a apresentação pública da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, pelo Ministro do Ambiente João Pedro Fernandes, a ter lugar este sábado, dia 21 de janeiro, às 9h30.