Dia da Água celebrado com educação ambiental em Oliveira de Azeméis.

2024-03-25 17:43

Categoria: 

Concelho: 

A iniciativa juntou a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, a INDAQUA Oliveira de Azeméis e alunos da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo. Sensibilizar para a importância e segurança da água que chega a casa, através da rede pública de abastecimento, foi o objetivo da ação que assinalou o Dia Mundial da Água.

Para um dia especial, uma aula especial. Foi assim, na Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, em Oliveira de Azeméis, onde 40 alunos do 4.º ano participaram na aula prática “Água Segura”.

Com explicações simples e ajustadas ao público infantil, a iniciativa da INDAQUA Oliveira de Azeméis mostrou aos alunos como funciona o ciclo natural e urbano da água. Este último representa o conjunto de processos que fazem chegar água da rede pública até à população, recolhendo e tratando as águas residuais que daí resultam, antes de as devolver ao meio ambiente.

No âmbito da iniciativa “Água Segura”, os alunos foram ainda desafiados a fazer um desenho sobre as diferentes fases do ciclo da água. Estas ilustrações vão integrar um concurso que envolve a comunidade escolar de Oliveira de Azeméis. Para nós, estas ações são fundamentais. Temos de estar junto dos mais novos e incutir-lhes comportamentos positivos, alertando para a problemática da segurança da água. Sobretudo, porque temos ainda muitos alojamentos em Oliveira de Azeméis que ainda utilizam água de captações particulares”, explicou Nuno Laranjo, Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis, à margem da iniciativa. “Procuramos transmitir confiança na água da rede, que é 100% segura, e explicar que existe uma equipa de profissionais dedicados a garantir que, quando as pessoas abrem as torneiras em suas casas, têm uma água de confiança”, acrescentou.

Antes da aula prática, o auditório da Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo recebeu uma cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Água, dedicada à importância do consumo responsável deste recurso.

Rui Luz Cabral, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, foi um dos convidados de honra e deixou uma mensagem aos estudantes: “enquanto habitantes deste mundo global, o que fazemos aqui, em Oliveira de Azeméis, pode ajudar, por pouco que seja, a criarmos um planeta um bocadinho mais sustentável”.

A Câmara Municipal está no terreno desde sempre e é responsável por permitir que se possa recolher o lixo que depositamos nos contentores, que se possa ter uma rede de água e saneamento”, acrescentou. Lembrando que há 10 anos a água e saneamento são geridos de forma partilhada com a INDAQUA Oliveira de Azeméis, o Vereador afirmou que a empresa “está a fazer um excelente trabalho, nesse domínio, seja juntamente connosco, na construção de rede, seja nestas ações de sensibilização que são muito importantes”.

Também presente da cerimónia, a Delegada de Saúde de Oliveira de Azeméis, Sofia Silva Rocha, incentivou os alunos a identificarem formas de poupança de água. À margem da sessão, lembrou a importância da água da rede pública, enquanto garantia de segurança: “Sabemos que a água da torneira passa por um processo de tratamento. Isto vai levar a que sejam eliminados substâncias, constituintes, metais pesados e microrganismos que possam provocar doença humana. É, de facto, extremamente relevante que não façamos o consumo de uma água que não seja tratada e não seja analisada. Aquela que nos dá mais segurança é sempre uma água que é da rede pública”.

Para além desta sessão especial do Dia da Água, o projeto “Água Segura” é implementado ao longo de todo o ano letivo, juntamente com outros dois programas educativos da INDAQUA Oliveira de Azeméis. “Falar de Água com Amor” convida alunos do 3.º e 4.º ano a escreverem um poema dedicado à água e o “Uso Sustentável da Água” é composto por um conjunto de sessões de sensibilização dedicadas a alunos do 5.º ao 8.º ano.

Em 2023, estes três projetos chegaram a 558 alunos de Oliveira de Azeméis. No total dos municípios com presença do Grupo INDAQUA (Barcelos, Marco de Canaveses, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde), estes programas alcançaram cerca de 10 mil alunos.

Juntando outras ações educativas e presença em eventos locais com iniciativas de sensibilização, a área de educação ambiental da INDAQUA impactou 15.782 crianças e jovens, ao longo do ano de 2023.