Os deputados do PSD eleitos por Aveiro prometeram na segunda-feira dar "um contributo para a recuperação do tempo perdido" na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, do concelho de Águeda, onde ainda não foi constituído executivo da Junta desde as eleições de outubro de 2017. O edifício da unidade de saúde e da autarquia e o estado da pateira "são exemplos da estagnação a que a terra foi votada há mais de um ano".
“É doloroso o que passámos neste período. Não apenas não nos deixaram trabalhar, como nos submeteram a uma pressão inqualificável, completamente à margem dos interesses da união de freguesias, uma vez que estivemos sempre manietados, até para gestão das pequenas coisas”, lamentou o presidente da Junta de Freguesia eleito em 2017, Sérgio Neves, que se submete de novo a sufrágio nas eleições intercalares do próximo domingo, dia 24.
Os parlamentares do PSD/Aveiro já tinham visitado Travassô e Óis da Ribeira, tendo daí resultado um conjunto de iniciativas no sentido de garantir a concretização dos anseios do presidente de junta eleito. “Já questionámos o governo e temos em preparação projetos de resolução, porque os anseios desta união de freguesias não são meros caprichos e basta uma olhadela pela unidade de saúde para o concluir”, vincou o coordenador dos deputados social democratas aveirenses, António Topa.
As instalações que servem a unidade de saúde e a Junta de Freguesia surgem à cabeça dos anseios de Travassô e Óis da Ribeira. "O plano passa pela deslocalização dos serviços da autarquia para as instalações que foram do banco, libertando o rés-do-chão para unidade de saúde, uma vez que o acesso ao piso superior faz-se, apenas, por escadas. Uma sala foi adaptada para garantir acessibilidade às pessoas de mobilidade reduzida, mas não oferece as mínimas condições para nelas serem dadas consultas". O projeto deve orçar em 380 mil euros, "passando pela criação de duas salas no rés-do-chão para atendimento médico e a transformação do piso superior num salão". A unidade de saúde conta, hoje, com um número elevado de utentes, havendo, ainda, uma considerável lista de espera.
Já a pateira, beneficiou de um investimento há 15 anos, "nunca mais tendo havido qualquer intervenção". "O seu assoreamento, os jacintos, a proteção das margens a cair para o leito, a zona verde degradada ou a falta de sanitários são patologias facilmente identificáveis", como puderam constatar os deputados do PSD.
Um dos objetivos da Junta de Freguesia, para além da reabilitação de todo o espaço do parque de Óis da Ribeira, passa pela construção de um circuito pedestre até Requeixo. O programa Polis contempla 400 mil euros para a pateira, mas a serem gastos, apenas, nos concelhos de Aveiro e Oliveira do Bairro.