CMA: Aveiro pede 90 milhões de euros de ajuda financeira. PS estranha atrasos na aprovação do processo. Autarquia continua à espera de decisões do Tribunal Constitucional.

2016-10-06 16:20

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os Vereadores do PS na Câmara de Aveiro estranham que Portimão tenha o Programa de Ajustamento Municipal (PAM) aprovado e que Aveiro continue à espera de resposta ao recurso apresentado ao chumbo da primeira versão do documento.

João Sousa (PS) voltou ao tema, inspirado pela 'luz verde' dada ao processo da cidade Algarvia que pede 140 milhões e que é o Município "em pior situação financeira" no País. O Vereador do PS lembra que Aveiro partiu na 'linha da frente' e garantiu apoio de urgência mas não tem ainda o acordo fechado. (com áudio)

Ribau Esteves, líder autárquico, diz que fica contente por Portimão e que o Município Algarvio aprendeu com o processo aveirense. O autarca lembra que em cima da mesa está o recurso ao primeiro PAM e uma nova versão ajustada à leitura que o Tribunal Constitucional faz da Lei que enquadra o processo. Agora é a vez de Aveiro aprender com o processo de Portimão. "Estou muito satisfeito com a aprovação do PAM de Portimão. Nós fomos a cobaia porque fomos à frente. Os outros tiraram partido disso. Não pisaram as pedras que nós pisámos. Aprenderam com Aveiro. A vida é feita, assim. Os pioneiros, ás vezes, não são os que chegam primeiro à meta", disse.