Bloco de Esquerda de Aveiro questiona Governo devido ao mau cheiro provocado por unidades industriais.

2017-02-10 16:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda (BE) de Aveiro, denuncia que algumas "populações" dos Concelhos de São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis "sofrem há vários anos com os odores provocados por duas unidades industriais, localizadas na Freguesia de Arrifana, e dedicadas à transformação de subprodutos de origem animal". As emissões "provenientes destas unidades fabris espalham um cheiro nauseabundo por várias Freguesias, prejudicando gravemente a qualidade de vida das populações e colocando em risco a saúde pública".

O ‘cheiro a casqueira’ (como é conhecido na região) "é um problema que se arrasta há anos", é referido em comunicado. Nos momentos em que é mais intenso "a circulação na rua torna-se muito desagradável e obriga a que se encerrem portas e janelas nas habitações, de forma a que o cheiro não entre nas casas". Na perspetiva do BE, "para além da óbvia deterioração da qualidade de vida destas populações, as emissões destas empresas colocam muitas dúvidas sobre os efeitos que podem ter na saúde pública".

Para os 'bloquistas', "a defesa e preservação do ambiente, assim como a defesa e preservação da saúde das populações, não têm sido uma prioridade para as Câmaras Municipais de São João da Madeira e de Santa Maria da Feira que durante anos têm fechado os olhos a esta situação e a este grave problema".

O BE de Aveiro reclama urgência na resolução do problema.