BE culpa Câmara de Aveiro pelo aumento da taxa de resíduos.

2023-11-15 08:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda reage ao lançamento da campanha de recolha de resíduos porta a porta e às declarações da ERSUC e da Câmara de Aveiro sobre o aumento de tarifas para contestar as políticas da autarquia.

A concelhia de Aveiro do BE diz que aumento da taxa de resíduos urbanos “é resultado da incompetência da CM Aveiro”.

No dia em que a Assembleia Municipal de Aveiro se prepara para debater e aprovar Plano, orçamento de pacote fiscal, o BE diz que o aumento em 35% da taxa de resíduos urbanos fica como sinal de “políticas erradas da autarquia no sector dos resíduos”.

Ribau Esteves justifica a evolução com a subida dos valores de referência para o lixo indiferenciado mas o BE diz que a declaração é “atestado de incompetência”.

“Durante anos não alterou os mecanismos de recolha de resíduos e entregou todo o sector a privados, perdendo instrumentos importantes de gestão de resíduos. O resultado é uma recolha seletiva muito distante do necessário e um sector de bio-resíduos dedicado a restaurantes e que não inclui a população geral”.Sobre o projeto de recolha porta a porta, lançado esta semana, diz que deveria ser norma há vários anos, dado que aumenta bastante a recolha seletiva.

“Há muito que o Bloco reclama por estas alterações: queremos a universalidade deste tipo de recolha, alargando a recolha de bio-resíduos a toda a população. O Bloco defende que seja implementado um serviço público no modelo da Tratolixo (e das respetivas autarquias), que não implica um grande investimento público inicial, já que usa as infraestruturas, os circuitos de recolha e os caixotes já existentes. A separação é feita na unidade de tratamento através de sistemas óticos que detectam a cor do saco”.