Baixo Vouga vai receber benefícios importantes. Investimentos milionários garantidos. Ministros e Secretários de Estado estiveram em Aveiro hoje.

2015-08-31 15:06

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Assunção Cristas e Jorge Moreira da Silva realizaram hoje uma visita de trabalho à frente marítima da Vagueira e ao Baixo-Vouga Lagunar.

O Ministro do Ambiente começou por visitar, hoje de manhã, as obras no 'Cordão Dunar' entre a Costa Nova e a Vagueira. Participaram na visita o Ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva e o Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos.

Mais tarde, o Ministro do Ambiente e a Ministra da Agricultura visitaram o Baixo Vouga Lagunar (na foto). Estiveram na zona do dique principal e no Rio Novo do Príncipe, na zona de Vilarinho. A obra de proteção do Baixo-Vouga tem sido adiada e foi empurrada para o novo Quadro de Fundos Comunitários. É considerado um projecto "essencial para a economia local", na perspectiva de Ribau Esteves, Presidente da CIRA. (com áudio)

Assunção Cristas realçou o investimento "aplicável" na região. A Ministra da Agricultura garante que a partir de hoje, a agricultura no Baixo Vouga vai receber benefícios importantes. O investimento "vai possibilitar o desenvolvimento da agricultura na região". São mais de 22 milhões de euros, divididos entre Fundos Comunitários do Portugal 2020, mas também com o apoio do Ministério da Agricultura e do Ministério do Ambiente. Estes projectos "casam na perfeição com as necessidades dos agricultores e com vantagens para o ambiente. Estive cá em 2012 e ouvi as necessidades dos aveirenses sobre o Baixo Vouga. Na altura não era possível articular este investimento mas, agora, após um trabalho intenso entre todos, apresentamos a obra e estes mega-projectos, de milhões, para fechar o Dique e terminar a rede de drenagem", vincou a Ministra.

Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, também sublinhou a importância que o investimento terá a nível local e nacional. "Foram criadas condições para se resolverem os problemas da produção agrícola local. A salinização dos terrenos era um problema que deixará de existir".