Acessibilidades e quartel da GNR são os projetos que mobilizam meios em São Salvador nas obras visitadas pelos executivos da Câmara e da Junta de São Salvador e os autarcas de Câmara e Junta concordam que a reabilitação urbana é uma via importante na qualificação do edificado.
O roteiro desta quarta levou Fernando Caçoilo e João Campolargo ao Mercado Municipal de Ílhavo. Seguiu-se a visita ao Cemitério de Ílhavo, que foi alvo de diversas intervenções levadas a cabo pela Junta de Freguesia.
A obra de ampliação dos Balneários do Campo do S.C. Vista Alegre, que se encontra concluída, e a obra de Requalificação do Salão N. Sr.ª da Paz, em Vale de Ílhavo, foram os pontos de paragem seguintes.
A visita de trabalho prosseguiu na obra de Requalificação da Estrada do Esteiro da Medela (Coutada), que teve início no passado dia 10 de novembro e obrigou ao corte de trânsito na zona.
Esta reunião de trabalho terminou com a visita ao futuro Quartel da GNR de Ílhavo, um investimento da Câmara Municipal de Ílhavo de cerca de 500 mil euros.
Fernando Caçoilo revela tratar-se de uma aposta feita em parceria com o Governo garantindo condições de qualidade aos militares (com áudio).
João Campolargo, autarca de São Salvador, não esconde satisfação pelos investimentos em reabilitação. Sugere que se pense no futuro do atual quartel que poderá vir a ser utilizado pelo Tribunal mas que exige obras de reabilitação. No caso do antigo quartel de Ílhavo aprova a intervenção mas gostaria de ter visto o futuro do edifício mais debatido.
“Observo com satisfação o trabalho de reabilitação de edifícios. Esta condição da GNR foi estudada e agora precisamos de pensar no edifício onde estavam. Partilhamos opiniões sobre o projeto do antigo quartel de bombeiros. São projetos que muitas vezes chegam como adquiridos. Gostávamos de participar neles. Espero que na ponta final consigamos administrar o município e a freguesia como temos feito. Isso é importante para os fregueses”.
Uma visita marcada pelo encontro de dois líderes políticos que poderão ter encontro marcado nas autárquicas na corrida à Câmara em 2017. Fernando Caçoilo diz que é cedo para pensar nas eleições. Já quanto ao clima de crispação com o PS diz que a visita de ontem foi amigável e feita com diálogo construtivo.
“Estamos aqui para fazer a visita à freguesia no âmbito da boa cooperação institucional. Isso, da Assembleia, já passou. Não esperava que atingíssemos aquele nível de linguagem mas as questões ficam com quem as pratica. O que interessa é trabalhar em prol do município e das freguesias”.
João Campolargo afirmou-se disponível para trabalhar em conjunto com o PS sem ideias formadas quanto à candidatura que irá assumir. Junta e Câmara são cenários em aberto. “Não tenho nenhuma perspetiva. Terá que ter primeiro uma resposta do Partido Socialista. Estou a gostar do que estou a fazer e é importante sentirmo-nos bem. Vamos fazendo a caminhada mas estou disponível para falar”.
Uma visita especial na freguesia de São Salvador que juntou dois autarcas que poderão ser rivais pela cadeira presidencial em Ílhavo.