Assembleia da República aprova voto de congratulação pelo centenário de três instituições de Oliveira de Azeméis.

2022-10-26 15:59

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia da República, através da sua Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, aprovou esta terça-feira um voto de congratulação pelos 100 anos de três instituições do concelho de Oliveira de Azeméis – Sporting Clube de Bustelo, Atlético Clube de Cucujães e União Desportiva Oliveirense, apresentado pela deputada do PSD Helga Correia e depois convertido em voto da própria comissão. O texto que suporta o voto sublinha que o concelho pode “dizer-se com orgulho do seu movimento associativo”.

“O movimento associativo tem um papel fundamental no desenvolvimento sociocultural, substituindo o Estado no cumprimento de muitas das suas obrigações perante a sociedade. Essa realidade tem especial relevo no contexto local, permitindo juntar as pessoas em prol de interesses comuns em áreas como a cultura, o desporto, a juventude, a educação, ou a ação social” – lê-se no documento, onde é referido que o concelho de Oliveira de Azeméis “tem um historial particularmente brilhante neste aspeto, podendo dizer-se com orgulho do seu movimento associativo”.

Para a Assembleia da República, “as três instituições têm desempenhado um extraordinário papel no capítulo do desporto, área que a nossa Constituição determina que seja o Estado a cumprir”, vincando que “é na dinamização da atividade para os jovens que se têm notabilizado, assegurando-lhes condições para a prática desportiva e, através dela, de uma melhor saúde e de um melhor bem-estar”.