AMI: Obras de saneamento na Gafanha estarão concluídas até ao final do ano. "Em Setembro já estará muita coisa feita" - Fernando Caçoilo.

2015-06-27 00:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Há zonas da Gafanha da Nazaré "completamente sitiadas, só de bicicleta todo-o-terreno se consegue lá andar". Existem zonas "que têm todos os caminhos 'fechados'. Se alguém quiser ir da zona do Ciclo para o lado de Aveiro, não consegue. O pó é terrível e persistente. Há ruas sem alcatrão há um ano, como é o caso da Rua João de Deus", denunciou, preocupado, João Alberto Roque (PS), na sessão da Assembleia Municipal de Ílhavo, realizada esta noite. (com áudio)

O socialista demonstrou preocupação com a situação. "É um problema aflitivo", vincou.

As obras do saneamento básico, na Freguesia da Gafanha da Nazaré estão "em várias frentes", disse, na resposta, Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara. "Se não fosse assim, estávamos lá cinco anos". É uma obra "de grande complexidade", reforçou.

"Já sabia que ia ser complicado para a comunidade local. As terras movimentadas são gigantescas. Se tivéssemos duas frentes de trabalho, tínhamos ocupação para cinco anos. Estamos com dez frentes de trabalho, em simultâneo", recordou. "No final deste Verão estará tudo muito melhor. Em função dos apoios comunitários, no limite, a obra estará pronta até ao final do ano. Em Setembro teremos muitas áreas concluídas", disse. José Firmino do PCP também apelou, logo no início da sessão "à resolução dos problemas das obras nas estradas da Gafanha. Aquilo é impossível. Não há paciência para aguentar com aquilo. É o fim do mundo".

Esta foi uma das matérias abordadas na reunião desta noite, que serviu para aprovar por unanimidade, três votos de pesar pelos recentes falecimentos de "três grandes ilhavenses que deram um contributo imenso ao associativismo, política, acção social e desempenho profissional". O médico João Resende, o Mestre Alberto (construtor naval) e José Margaça, foram recordados e homenageados.

(Mais notícias relacionadas com a sessão da AMI de hoje, estarão disponíveis, brevemente, neste site e em 105FM)