Rota dos Moinhos quer alargar rede nacional.

2024-03-22 15:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, criada pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, prepara um programa para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos.

Criada no dia 9 de janeiro de 2023, com a assinatura do protocolo intermunicipal, a rota tem programa pelo quarto ano consecutivo com atividades entre 1 e 13 de abril.

Este programa, com atividades lúdicas e pedagógicas, destina-se a vários públicos, com incidência para as crianças e famílias, contemplando visitas a moinhos com storytelling, oficinas de confeção do pão, degustações, almoços típicos, caminhadas e encenações sobre a temática.

A Rota dos Moinhos de Portugal propõe-se a trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico, com ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional.

Nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos existem, atualmente, 25 moinhos visitáveis, para os quais estão a ser preparados e estruturados vários programas de experiências numa lógica de trabalho em rede.

A inventariação de todos os moinhos existentes no território está a ser feita pelos 5 municípios permitindo a articulação com particulares e agentes turísticos que queiram investir no sector, sendo dado o devido acompanhamento técnico para eventuais recuperações do edificado ou investimentos no sector.

Pretende-se assim potenciar este património tão singular, e diferenciado em cada um dos concelhos, usando energias limpas e renováveis e que, a médio prazo, poderá constituir-se um atrativo para dinamizar outros territórios que possam aderir à Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills.

 

Foto: Luís Maia