Dois velejadores do CVCN no pódio da Taça de Portugal de Escola de Vela (classe Optimist).

2023-09-05 09:44

Categoria: 

Concelho: 

Os irmãos Pedro e João Firmeza, do Clube de Vela Costa Nova (CVCN), são os novos campeão e vice-campeão nacionais da Taça de Portugal de Escola de Vela, na classe Optimist, tendo alcançado o pódio durante a prova disputada nos dias 1, 2 e 3 de setembro, em Viana do Castelo.

A Taça de Portugal das Escolas de Vela, que encerra todos os anos a época desportiva da Federação Portuguesa de Vela, reuniu 17 clubes e associações de todo o continente e região autónoma dos Açores, totalizando 63 velejadores individuais.

Além de Pedro e João Firmeza, o Clube de Vela Costa Nova esteve ainda representado na Taça de Portugal por Ema Capela, que terminou a prova em quadragésimo quarto lugar da geral, nono em femininos.

Para o treinador da equipa do CVCN e coordenador da Escola de Vela, José Teixeira, estes resultados “são o desfecho de um trabalho sério e rigoroso” que tem vindo a ser feito ao longo do último ano, mas são igualmente “o produto do esforço e dedicação dos velejadores do nosso Clube”.

“Esta vitória dos manos Firmeza é um enorme incentivo para todos os nossos alunos e é a prova de que o trabalho compensa”, referiu José Teixeira, sublinhando ainda o apoio da Direção do Clube às atividades da Escola de Vela e à criação das melhores condições para o ensino e prática da modalidade.

Com esta vitória na Taça de Portugal das Escolas de Vela, os irmãos Firmeza juntam o título de campeões nacionais a um outro já anteriormente obtido de Campeões Regionais do Norte, prova em que subiram ao pódio em posição invertida: João Firmeza foi primeiro e Pedro Firmeza segundo.

Durante as cinco regatas realizadas ao longo dos três dias da prova, rapidamente se adivinhou que os irmãos Firmeza iriam levar as cores do Clube de Vela Costa Nova ao pódio, ao alcançarem sempre os lugares cimeiros e com regularidade em todas as diferentes etapas da prova.

Na classificação geral por Clubes, o CVCN alcançou a quinta posição nesta Taça de Portugal de Escola de Vela.